top of page
  • suporteti987

A piedade filial é uma prática espiritual?



O respeito pelos seus pais não é um conceito particularmente ocidental. Mas qualquer pessoa que venha de uma família japonesa ou coreana foi ensinada desde o nascimento a cultivar uma atitude de respeito pelos pais. Os ensinamentos unificacionistas são uma mistura de filosofias cristãs e confucionistas. A piedade filial é uma crença central que os Unificacionistas adotaram e levaram ainda mais longe. Estendemos a piedade filial a Deus, nosso Pai Celestial.


A piedade filial é um conceito tão importante que Deus fez questão de incluí-la nos Dez Mandamentos, que diziam “Honra a teu pai e a tua mãe” (Êxodo 20:12). O que significa honrar seus pais?


A essência da piedade filial é herdar as esperanças e sonhos dos nossos pais, centrados em Deus, e transmiti-los aos nossos próprios filhos. Continuar a linhagem de nossos pais e, em última análise, a linhagem de Deus é a expressão ideal de piedade filial que um filho pode oferecer.

“ Quando os filhos vêem os corações e mentes imutáveis ​​dos seus pais, devem pensar: “Devemos imitar o amor dos nossos pais e unir-nos uns aos outros”. Quando conseguem dizer isso, a família ideal está ali. ”

- Cheon Seong Gyeong pág. 544 (2,20)

A piedade filial pode parecer uma meta impossível, então vamos dividi-la em passos mais curtos, começando com nossa própria família. Conhecemos realmente nossos pais? Conhecemos seus sonhos, esperanças e valores? Para muitos de nós, nossos pais parecem ter tudo planejado, mas no final, precisamos lembrar que eles não são apenas nossos pais, mas expressões únicas de Deus.

Os pais passam incontáveis ​​horas cuidando de nós para dormirmos quando bebês, ouvindo nossas perguntas como crianças curiosas e tomando socos quando somos adolescentes. É nossa responsabilidade, como filhos, respeitar o que nossos pais nos deram com gratidão, estando presentes quando precisam de ajuda, mesmo quando não pedem, tentando compreender seus corações e esforçando-se para lhes trazer alegria. Uma maneira de fazer isso é fazer perguntas para mostrar um interesse genuíno em seus pensamentos, esperanças e desejos.


“ A razão pela qual um filho de piedade filial é precioso é que ele respeita e serve seus pais com amor imutável, seja na infância, na idade adulta ou na velhice. ”

- Cheon Seong Gyong pág. 371 (4.2)


Na história romana de Enéias, o herói troiano, ele carregou seu velho pai Anquises nas costas enquanto fugia da cidade em chamas de Tróia. Ele pensou primeiro no bem-estar de seu pai, mesmo que isso significasse sacrificar-se.

À medida que alcançamos a mente de um filho filial para nossos pais, podemos estender essa mentalidade a Deus, nosso Pai Celestial. Viver uma vida que traga honra e alegria a Deus é uma vida vivida para o bem dos outros.

Lembre-se de todos os sacrifícios que seus pais fizeram para que você pudesse estar onde está hoje. Dê esses pequenos passos para aprender mais sobre seus pais e expressar gratidão a eles.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page